Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DSTs entre mulheres





HIV - virus da imunodeficiência humana - é um vírus que mata as células CD4 do organismo. As células CD4 ( também chamadas de células T auxiliadoras) ajudam seu corpo a lutar contra infecções e doenças.  O HIV pode ser transmitido entre homossexuais femininos - lésbicas.
O vírus do HIV é transmitido pelo sangue e pelas secreções, em mulheres,  e podem só aparecerem num período de 8  a 10 anos, são os chamados soropositivos. Porém, é mais comum ser disseminado pelo ato sexual com uma parceira que esteja infectada. Ele penetra no organismo através do revestimento da vagina, da vulva, do reto ou da boca durante o ato sexual. No homem, é transmitido pelo esperma e pelo líquido seminal, presente antes da ejaculação. Na mulher, pela secreção vaginal e pelo sangue menstrual, além de ser transmitido também pelo leite materno. Nas relações sexuais (anal, vaginal ou oral); nas transfusões de sangue e seus derivados, quando o sangue estiver contaminado; no uso de agulhas e seringas; materiais de acupuntura, tatuagem e outros objetos perfurantes e cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação, caso a mãe esteja contaminada. O HIV tem sido detectado na saliva de indivíduos infectados, embora não exista evidência de que o vírus possa ser transmitido pelo contato com a saliva.
Então, existe sim o risco de contrair DSTs , HIV através do sexo lésbico, pois a vagina tem secreção e esta pode estar contaminada pelo vírus e o sangue da mestruação também pode conter o vírus. Lésbicas tem por habito praticar sexo oral e tribadismo ( roçar uma vagina na outra), se o fizerem sem camisinha podem transmitir Aids sim. Conheci uma lésbica que quando eu disse isso, sorriu e disse, eu não pego por que faço exames uma vez por ano e peço a minha parceira para fazer também. O teste da negativo e ai estou segura.  Ora, ora, uma pessoa pode estar infectada pelo vírus e apresentar um teste negativo, isso acontece, por que o teste mostra os anticorpos reagindo ao vírus, e não o vírus propriamente. Se o organismo não teve tempo de fabricar estes anticorpos, não vai aparecer nada no teste. O período de fabricação de anticorpos suficientes para serem detectados no teste é de aproximadamente 3 meses (para a maioria das pessoas). O vírus tem que encontrar uma porta de entrada para penetrar no organismo. As portas de entrada podem ser lesões das mucosas (genital, anal, bucal) ou lesões de pele. Isso quer dizer, que uma gengivite, um canal aberto bucal, um bife na unha, uma feridinha na vagina ou uma fissura anal, podem ser porta de entrada para o vírus. E ninguém, ninguém mesmo esta imune se não usar camisinha. Sexo sem camisinha pode transmitir Aids sim, seja você gay, lésbica, bissexual, trangênero, simpatizante, heterossexual, católico, protestante, muçulmano, budista, negro, branco, oriental, alto, baixo, magro, gordo, pobre, rico, analfabeto ou erudito.
Já ouvi muitas lésbicas dizerem que não pegam AIDS por que não tem relações sexuais com homens, doce ilusão a delas, claro que pega, por que sua parceira pode estar contaminada, quem garante que não? E não é só a AIDS mas todas as Doenças sexualmente transmissiveis (DSTs).


DSTs (Doenças sexualmente transmissiveis,  mais comuns :


Candidíase
Provocada por um fungo, a candidíase é uma infecção bem chatinha, que promove ardor e coceira na região vaginal, secreção espessa de cor branca e às vezes dor e irritação ao urinar. É transmitida pelo contato sexual direto, pelo uso de acessórios e até mesmo pelo compartilhamento de toalhas e calcinhas. Muitas vezes, a candidíase só se manifesta quando estamos com o sistema imunológico enfraquecido, seja por stress, uso prolongado de antibióticos, depressão, etc, ou seja, muitas vezes temos o fungo no organismo e não sabemos. Apesar de incômoda, é facilmente tratável com pomadas e medicação oral, sendo que esta medicação também deve ser tomada pela parceira, para evitar ocorra novamente o contágio.
        

Tricomoníase
Com sintomas e formas de transmissão parecidos com a candidíase, provoca também muita dor durante a masturbação ou penetração. O parasita – trichomona vaginalis – pode ficar anos quietinho, sem se manifestar, e o tratamento também é a base de medicação oral e pomadas vaginais.
       

Vaginoses
Muito comum entre lésbicas – dados de um estudo da Universidade de Washington mostram que 25% das lésbicas pesquisadas apresentaram vaginose – ela é normalmente mal tratada, pois é confundida com candidíase pelas garotas, que se auto-medicam. Os sintomas são corrimento, coceira na área genital e odor desagradável (cheiro de peixe), principalmente após a relação sexual. As vaginoses são infecções na vagina, e na presença de qualquer um destes sintomas, vá ao ginecologista e nada de se auto-medicar – as vaginoses são facilmente tratáveis desde que usados os medicamentos corretos.


Infecções Uninárias
Normalmente ocorrem depois de uma longa noite de sexo. A principal causa do contágio são bactérias encontradas no ânus que contaminam o canal da uretra, o que provoca vontade de urinar constante, com dor e ardor. Introduzir dedos, vibradores ou outra coisa qualquer no anus e depois introduzir na vagina é fatal para adquirir virus, como esse. Ou seja: sexo anal feito sem o devido cuidado, tanto com acessórios quanto com os dedos. Existem outras formas de contrair a doença, mas esta é a principal. O tratamento é feito pela administração de antibióticos por via oral.

    

Hepatites B e C
Consideradas hoje um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo, as hepatites são inflamações do fígado causadas por intoxicações ou por vírus. Dentre as mais comuns e perigosas, estão as hepatites virais B e C, que quando contraídas podem tomar dois caminhos: virar uma doença crônica ou levar à cirrose e ao câncer do fígado.
A hepatite B tem como principal forma de transmissão as relações sexuais, e a hepatite C se transmite principalmente pelo sangue, inclusive o menstrual. Os principais sintomas da hepatite B são perda de apetite, náusea, vômito, urina de cor marrom escuro, pele e olhos amarelados, dor logo abaixo das costelas do lado direito (principalmente quando pressionadas), fezes de cor pálida, intestino mais solto do que o normal, febre e mal-estar geral, podendo ocorrer também urticária e dores nas juntas. Já a hepatite C é muitas vezes assintomática ou apresenta sintomas muito inespecíficos, como letargia e dores no corpo, o que pode retardar o diagnóstico.
Existe vacina para a Hepatite B, que pode ser tomada em qualquer posto de saúde. Com somente 3 doses você fica tranqüila com relação a esta variedade de hepatite – mas não pode descuidar das outras...



Sífilis e Gonorréia
Sim, lésbicas também podem contrair estas doenças através das relações sexuais. São doenças bem sérias se não tratadas a tempo, podendo levar a outros problemas sérios de saúde.
A sífilis apresenta dois sintomas principais: o aparecimento de gânglios (ínguas), principalmente na virilha, e logo após, o surgimento de feridas arredondadas vermelhas que não ardem nem coçam – cancro duro – e que desaparecem do nada. Pode surgir também febre, corrimento amarelado, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. Os sintomas da doença podem demorar meses para aparecer. O tratamento é feito com penicilina e os sintomas demoram aproximadamente 1 semana para desaparecer, mas as bactérias demoram uns 6 meses para serem eliminadas do organismo...
A gonorréia é uma doença complicada de ser percebida pela paciente, já que aproximadamente 50% das mulheres não apresentam os sintomas, que são corrimento vaginal, alterações intestinais e dor no canal vaginal. O tratamento é rápido e eficaz, com antibióticos.
A transmissão, tanto da sífilis como da gonorréia, ocorre via secreções e sangue, inclusive menstrual.

        

HPV ou Condiloma
Provocada pelo vírus Papiloma, o HPV está associado ao aparecimento de alguns tipos de colo de útero. Infelizmente, ainda não tem cura – o tratamento é sintomático, para eliminação das verrugas (cristas de galo) que aparecem na região do ânus e da vagina e que são características da doença – o que também evita a transmissão do vírus. A principal forma de transmissão é pela penetração, seja com os dedos ou com acessórios.
                 

Herpes Genital
A herpes é provocada por um vírus e sua via de transmissão não é exclusivamente sexual. Porém, ela se manifesta principalmente nas regiões das mucosas da boca e das regiões genitais, pelo aparecimento de pequenas bolhas que se rompem e se transformam em feridinhas bem doloridas. É o líquido contido nas bolhas a principal via de transmissão do vírus, e, uma vez contaminada, a pessoa fica com o vírus no organismo para sempre, em estado de latência. A qualquer sinal de desequilíbrio físico ou mental, a herpes pode se manifestar novamente. O tratamento é somente para eliminar as bolhas, com o uso de pomadas, injeções e comprimidos.
        


E a AIDS
Existe uma grande discussão sobre a transmissão do vírus HIV em relações homossexuais femininas. Existe sim a possibilidade de contágio, tanto através do sexo oral como do compartilhamento de acessórios e/ou a pratica do tribadismo. Como se proteger

1 – Começando pelo óbvio: mãos, unhas e áreas genitais sempre limpas.

2 – Ao usar acessórios (dildos, vibradores, etc) use SEMPRE camisinha, e troque-a quando for utilizar o acessório na sua parceira.
                  

Pra quem gosta de usar bananas, cenouras, pepinos e outras frutas e legumes, não esquecer de encapa-los com camisinha

Coloque camisinha nos "brinquedinhos", dildos, vibradores, consolos


Você pode usar camisinha nos dedos, é uma opção

3 – No sexo anal, se possível, use dedeiras (você as encontra em farmácias e em lojas de material médico). Nunca, nunca penetre a vagina de sua companheira com os dedos ou com os brinquedinhos sem lavá-los e trocar a camisinha. "Ah, mas o negócio está muito bom e não dá pra parar no meio pra fazer isso." Use sua criatividade, você tem 2 mãos.



4 – No sexo oral, a recomendação é: camisinha de língua ou use filme plástico (aqueles de cozinha, que você usa pra cobrir a comida), colocando-o sobre a vagina e o clitóris da sua parceira, e então faça o sexo oral. Você também pode usar uma camisinha comum, tipo jontex, blowtex ou qualquer outra marca de preservativo, cortada e aberta. Sim, é engraçado, quase tragicômico, mas é a recomendação até descobrirem algo melhor.


camisinha de vagina

mostrando como coloca

camisinha de língua

5 – Triplique os cuidados ao transar menstruada.

6 – Evite usar toalhas e roupas íntimas de quem você não conhece direito. E caso você ou seu amor apresente algum problema de saúde, não usem nada uma da outra até o diagnóstico e a cura completa.

7 – Objetos como alicates de cutícula, aparelhos de barbear etc devem ser sempre esterilizados


Um comentário:

patricia lucia de oliveira disse...

MUITO BOA ESSA MATERIA SOBRE DOENÇAS ENTRE MULHERES MUITO BOM MESMO

Postar um comentário