Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

sábado, 1 de outubro de 2011

Historia no Brasil de Mudança de Sexo







Historia no Brasil de Mudança de Sexo


Em 1975, a primeira operação desse tipo veio a público, o médico responsável pelo feito, o cirurgião plástico Roberto Farina, chegou a ser condenado por lesão corporal grave, enquadrado no Código Penal Brasileiro. Quem quisesse se submeter ao procedimento, portanto, tinha de fazê-lo de forma clandestina, ou viajar a países com tradição no assunto, caso de Tailândia, Grã-Bretanha, Marrocos e Equador. Mas a demanda pelas intervenções fez com que os profissionais de saúde paulatinamente repensassem suas posições.


Em 1997, a cirurgia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em caráter experimental. No ano seguinte, o urologista Carlos Cury, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, realizou as primeiras operações: no mesmo dia, retirou o órgão genital de dois homens. 

Em 2002, a prática deixou de ser experimental

Em 2008, o Ministério da Saúde deu ao tema status de questão de saúde pública, ao assumir os custos da cirurgia de mudança de sexo entre homens e, no final do ano passado, entre mulheres. 

Em 2010Conselho Federal de Medicina regulamenta cirurgia de troca de sexo para transexuais femininos, e com a decisão, o Brasil tem novas regras para a cirurgia de readequação, que possibilita a mudança de sexo

Decisão do CFM – Conselho Federal de Medicina, regulamenta a mudança de sexo em transexuais para adequação do fenótipo feminino para masculino. A decisão, publicada hoje no Diário Oficial da União, autoriza o procedimento de retirada das mamas, útero e ovários. O tratamento da neofaloplastia (construção do pênis) continua sendo experimental, de acordo com o Conselho, por conta da falta de comprovação da sua eficácia funcional e estética.
O procedimento pode ser realizado em qualquer estabelecimento capacitado, seja ele público ou privado, desde que siga os pré-requisitos estabelecidos na resolução. Apenas maiores de 21 anos podem se submeter ao tratamento, após diagnóstico médico e com a comprovação de que o/a candidato/a possui condições físicas apropriadas para a intervenção cirúrgica.
A seleção dos/as candidatos/as obedece às regras já em vigor anteriormente ao parecer: avaliação diagnóstica de equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, cirurgião, endocrinologista, psicólogo e assistente social. O acompanhamento do/a paciente deve ser de, no mínímo, dois anos.

Em 2011, é realizada a primeira operação no Hospital Pérola Byington, em São Paulo, por  Alexandra Peixes dos Santos, 38 anos, o  primeiro transexual feminino do país a realizar uma cirurgia de mudança de sexo custeada pelo Sistema Único de Saúde 

P.S nos próximos 5 dias teremos postagens sobre este assunto e no ultimo dia você verá o video com uma operação completa de mudança de sexo de mulher para homem, NAO PERCAM!!!





                          "...TEM UMA COISA  QUE EU NÃO POSSO MUDAR,
                          QUE É A MINHA HISTORIA. ENFIM, POR MAIS QUE
                          EU FAÇA CIRURGIAS E MUDE TUDO, EU NÃO POSSO
                          MUDAR A MINHA HISTORIA, O QUE EU JÁ VIVI, O 
                         MEU PASSADO....."



Nenhum comentário:

Postar um comentário