Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Efeito Borboleta





Efeito Borboleta

Publicado em 17/08/2004, em cinemaficção científica.

Ficha técnica

The Butterfly Effect. EUA, 2004. Ficção Científica. 113 min. Direção: Eric Bress e J. Mackye Gruber. Com: Ashton Kutcher, Amy Smart e Kevin Schmidt.
Homem traumatizado com fatos do passado consegue voltar no tempo e faz mudanças que afetam o presente.


"É dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo." Essa frase abre Efeito Borboleta e freqüentemente é utilizada para exemplificar a teoria do caos.
O protagonista sofre de lapsos de memória em situações-limite, desde a infância. Já adulto, descobre que pode usar precisamente esses momentos para alterar uma cadeia de eventos. Inúmeras vezes, tenta fazer modificações para melhorar sua própria vida e a das pessoas que ama – só que brincar com o tempo gera conseqüências imprevisíveis e, freqüentemente, desastrosas.
A trama é bem desenvolvida. O espectador sente-se tentado a prever quais serão as mudanças que cada ação do protagonista acarretará. Mesmo que adivinhe vez por outra, o filme mantém-se interessante por reservar detalhes surpreendentes e, principalmente, pela reflexão que gera: "E se eu tivesse feito isso? E se eu tivesse feito aquilo?". É muito comum perguntarmo-nos esse tipo de coisa quando desejamos mudar algo cujo resultado não nos foi agradável. Geralmente, inventamos desfechos melhores, ideais. Acreditamos que, se tivéssemos saído de casa cinco minutos mais cedo, não teríamos nos envolvido em um acidente de carro, por exemplo. Só que nos esquecemos da teoria do caos – as coisas não vão, necessariamente, sair da forma que desejamos. Se saíssemos de casa cinco minutos antes, poderíamos ter sido vítimas de uma bala perdida – hipoteticamente, claro.















Nenhum comentário:

Postar um comentário