Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

sábado, 8 de outubro de 2011

Programa de Transexuais


Sistema Público de Atendimento à Saúde (SUS

Programas de Transexuais

Qualquer cidadão que procure o sistema de saúde público, apresentando a queixa de incompatibilidade entre o sexo anatômico e o sentimento de pertencimento ao sexo oposto ao do nascimento, tem o direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. 



A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura o direito ao uso do nome social. O usuário pode indicar o nome pelo qual prefere ser chamado, independentemente do nome que consta no registro civil. No caso de usuário que já esteja fazendo uso de hormônios sem acompanhamento médico, será realizado encaminhamento imediato ao médico endocrinologista. 


1. Acompanhamento Terapêutico: 


Consiste na promoção da saúde integral, com especial ênfase na re-inserção social. Compreende três dimensões: médica, psicológica e social. 
O acompanhamento terapêutico não se restringe apenas ao diagnóstico ou à avaliação da pertinência da realização da cirurgia de transgenitalização (mudança de sexo) ou intervenções sobre gônadas e caracteres sexuais secundários. 
Ao usuário deve ser assegurada a liberdade para descobrir, com o amparo profissional, estratégias de promoção do seu bem-estar. O processo psicoterapêutico resguarda ao transexual o direito às diferenças comportamentais e subjetivas. 
O acompanhamento terapêutico médico-endocrinológico deve se pautar na perspectiva da redução de danos, em exames com periodicidade mínima semestral para acompanhamento dos efeitos do uso das medicações determinadas. 
A assistente social deverá reconhecer a dinâmica relacional do usuário, a fim de promover estratégias de inserção social na família, no trabalho, nas instituições de ensino e nos demais espaços sociais prementes na vida do indivíduo transexual.


 2. Transgenitalização: 


Intervenções médico-cirúrgicas devem atender aos critérios estipulados pela Resolução Nº 1.652/2002 do CFM, que determinam o prazo mínimo de dois anos de acompanhamento terapêutico como condição para a viabilização de cirurgia, bem como a maioridade e o diagnóstico de transexualismo. Transcorridos os dois anos de acompanhamento terapêutico, caso o usuário seja diagnosticado transexual estará apto a se submeter à cirurgia de transgenitalização, o que não significa que deva necessariamente se submeter a este recurso terapêutico. A cirurgia de transgenitalização deve ser concebida como um dentre outros recursos terapêuticos dos quais dispõe o indivíduo transexual em seu processo transexualizador. A escolha pela intervenção na genitália deve ser alcançada pelo usuário através do processo psicoterapêutico e social, requerendo: - Conhecimento acerca dos aspectos cirúrgicos; - Conhecimento dos resultados cirúrgicos em suas dimensões estética e funcional; - Consideração crítica das expectativas que acompanham a demanda de transgenitalização; - Consideração crítica das conseqüências estéticas e funcionais da intervenção cirúrgica experiência pessoal e relacional do indivíduo transexual; - Consideração crítica de outras alternativas necessárias para a melhoria da qualidade de vida, sobretudo no que se refere às relações sociais. Os profissionais que compõe a equipe são responsáveis por incitar o questionamento da demanda transexual de transgenitalização, que deverá ter como conseqüência, no caso da opção pela intervenção cirúrgica, do consentimento livre e esclarecido do(a) usuário(a). A cirurgia de transgenitalização para construção do pênis são experimentais e têm sua viabilização condicionada a protocolos de pesquisa em hospitais universitários. As demais cirurgias transexualizadoras para homens transexuais (histerectomia e mastectomia) não encontram essa restrição. Em caso de internação médico-hospitalar, o(a) transexual será internado(a) na enfermaria em conformidade ao sexo com o qual se identifica socialmente, a despeito do nome que conste no registro civil.

 3.Atenção Continuada

 O Processo Transexualizador no SUS apresenta situações que exigem a atenção continuada do usuário da saúde. A hormonioterapia requer o uso contínuo de hormônios por longos períodos de tempo, por isso, há necessidade da assistência endocrinológica continuada. Os exames devem ser realizados com intervalo máximo de um ano, a fim de reduzir danos por efeitos colaterais do uso da medicação, e para viabilizar diagnósticos precoces em relação a câncer e baixa densiometria ósseos. A transgenitalização implica na atenção pós-cirúrgica, que não restringe seu sentido à recuperação física do corpo cirurgiado, mas também à própria pesquisa dos efeitos da medida cirúrgica na qualidade de vida do(a) transexual cirurgiado(a). O acompanhamento pós-cirúrgico deve se estender por pelo menos dois anos após a ocorrência do procedimento. O tratamento psicológico e social se mantém como possibilidade a todo usuário que retorne ao SUS com demanda de psicoterapia ou de assistência social, mesmo havendo o paciente se desvinculado dos programas de atenção por tempo indeterminado.





A transexualidade é catalogada no Cadastro Internacional de Doenças (CID) como uma doença para a qual a única profilaxia é a cirurgia de mudança de sexo.



Hoje, no Brasil, muitos hospitais do SUS, e particulares , oferecem a cirurgia: 





Brasília (DF)Programa Transexuais do HUB – Hospital Universitário de Brasília – UnB
Av. L - 2 Norte - Quadra 605 – Brasília, DF. CEP: 70732-500
http://www.unb.br/servicos/unb/saude.php

Rio de Janeiro (RJ)Ambulatório de Endocrinologia Especial (Transtorno de Identidade de Gênero)
– Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE)
Rua Moncorvo Filho, 90 - Centro, Rio de Janeiro, RJ. CEP:20211-340




Unidade de Urologia Reconstrutora Genital
– Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) – UERJ
Av. 28 de setembro, 77, 5º andar - Bairro Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20550-900

Programa de Atendimento a Transexuais e Cirurgia de Transgenitalização
– Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ
Av. Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 255 - Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21941-913

São José do Rio Preto (SP)Transexualidade - Serviço de Urologia da Faculdade de Medicina de
 São José do Rio Preto
- Faculdade de Medicina e Hospital de Base
Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 - São José do Rio Preto, SP. CEP: 15090-000


Ambulatório de Saúde T - UBS Vetorazzo - Unidade Básica de Saúde
 Dr. Domingo Marcolino Braile
Avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo, 711, Jardim Vetorazzo

São Paulo (SP)ProSex – Instituto de Psiquiatria – Hospital das Clínicas de São Paulo – Usp
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira - São Paulo, SP. CEP: 05403-000


Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais –
Centro de Referência e Treinamento
 DST/AIDS (funciona em convênio com o HC-Usp)
Rua Santa Cruz, nº 81 – Vila Mariana


Uberlândia (MG)Ambulatório Saúde das Travestis e dos Transexuais –
Hospital das Clínicas da Universidade
Federal de Uberlância (HC-UFU)
http://www.hc.ufu.br/extranet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário