Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

domingo, 2 de setembro de 2012

Substâncias em produtos podem causar distúrbios homonais



                                    


Veja o texto que encontrei, pesquisando na internet, sobre uma possível explicação para uma pessoa nascer com os dois sexos.




Substâncias presentes em produtos utilizados normalmente podem causar distúrbios hormonais graves



"UM INIMIGOS DENTRO DE SUA CASA

Por Carlos Matsubara 


Você sabe o que é nonilfenol? E alquilfenol? Saiba que, muito provavelmente, eles estão dentro de sua casa, fazem parte do seu cotidiano! Trata-se de nomes diferentes para um tipo de molécula sintética produzida pela indústria petroquímica. É encontrada em produtos amplamente comercializados sem que a maioria de seus consumidores sequer desconfiem de seus efeitos sobre o organismo humano e ao meio ambiente. 
Fazem parte da composição, por exemplo, de agrotóxicos, detergentes, sabão em pó, desinfetantes, preservativos com espermicidas, entre outros tantos. Basta conferir a composição desses produtos, embora hoje a indústria venha tentando, a exemplo dos agrotóxicos que buscou chamar de "defensivos agrícolas", escondê-los sob o nome comercial de "tensoativos não-iônicos". Não se iluda. Eles agem como hormônio feminino tal qual a dioxina do chamado Agente Laranja, usado para exterminar os vietnamitas, durante a Guerra do Vietnã. A diferença é que lá eram largados em toneladas nas cabeças dos vietnamitas e hoje, vão aparecendo em nosso dia-a-dia em doses "homeopáticas". Pesquisadores constataram que o nonilfenol entra dentro do núcleo da célula, alterando a resposta biológica dos hormônios naturais. Na mulher, com o agravante do uso da pílula anticoncepcional, ocasiona doenças como a endometriose que provoca a esterilidade. 
Segundo Jacques Saldanha, engenheiro agrônomo e educador ambiental, durante a gravidez, a placenta faz uma barreira, impedindo o hormônio natural entrar em contato com o feto. "Isso não ocorre com essa substância artificial, porque o organismo não a identifica como tal. Daí surgem problemas como o hermafroditismo", alerta. A tendência à mudança de sexo foi observada também na Inglaterra, com alguns bebês, sendo associada à administração do medicamento dietilbestrol, uma substância à base de estrogênio que médicos receitaram na nas décadas de 60 e 80 para evitar aborto em mulheres. Segundo o pesquisador e Profº norte-americano John McLachlan, essa substância afeta o nível de diversos hormônios no organismo, ficando completamente desregrados. Isso fez com que bebês do sexo masculino apresentassem condições de interssexualidade, ou seja podem ter tanto órgãos reprodutores femininos como masculinos "


Extraído do site: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/07/286536.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário