Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cissexual é lésbica?








Estava na sala de papo da UOL, quando surgiu duas perguntas que achei interessante postar aqui, não sei dizer a idade da pessoa e nem a identidade sexual da mesma, mas a sala era destinada a lésbica, enfim....
A tal pessoa estava questionando a cerca da minha identidade sexual "cissexual", em sua totalidade, fez várias perguntas e  ao final fechou perguntando se um cissexual seria um hermafrodita. Diante da minha resposta negativa, veio a terceira pergunta, é uma lésbica?

Bem, vamos por parte. 

O prefixo "cis", tem sua origem no latim e etimologicamente significa " deste lado"  e se opõe a "trans" que significa " o outro lado"



O adjetivo " cissexual" é usado no contexto de gênero para descrever pessoas que não são transexuais, ou seja, não tem a intensão de mudança do gênero a que foram atribuídos ao nascer. 

Em uma explicação simples, convivem bem com o corpo biologicamente formado, apesar de ter identidade e orientação sexual masculina. Não pretende modificar ou adequar seu corpo físico a sua identidade ou orientação sexual.

Para se definir a sexualidade de uma pessoa, se faz necessário entender os elementos e conceitos que o compõe e normalmente incluem; a expressão da sexualidade, comportamento sexual humano, a orientação sexual, a identidade de gênero, a forma com que se vestem, o desempenho no trabalho, os maneirismo, expressão emocional, entre outros.

Comportamento sexual humano - é o comportamento que a pessoa desenvolve para encontrar parceiros sexuais, obtendo a aprovação deles, ou seja, a compatibilidade sexual.

Orientação sexual - preferência sexual, atração sexual, desejo; ou seja, refere-se a um padrão de atração sexual, erótica e emocional. Digamos que, seria uma questão de gosto.

identidade de Gênero - Identidade sexual e identidade de gênero são conceitos similares que se referem a caracteres sexuais determinados ,  percebidos por cada indivíduo dentro de si mesmo, isto é, se você percebe a si mesmo como um indivíduo do sexo masculino ou feminino. Identidade de gênero envolve uma série de fatores psicológicos que determinam a orientação sexuai.


Endumentária -  a forma com que se vestem, de como se sente melhor, de como se adaptam a vestimenta feminina ou masculina, ditada pela sociedade em que vivem. Isso consequentemente, influencia no papel social que exerce, ou seja, quanto a normais culturais que tornam o comportamento do individuo do sexo masculino ou feminino, na visão da sociedade.  Isso tudo, somado a fatores psicológicos.

Em outras palavras e tornando mais fácil de entender, seria dessa forma, sua , digamos, classificação:

Cissexual = biologicamente feminina, com identidade de gênero masculina, com orientação sexual masculina, ou seja sentem atração por mulheres.


Ai, diante dessa explicação que dei na sala de papo veio a pergunta, então o cissexual tem os dois sexos? É um hermafrodita?

Respondi: Não, não, minha cara. Hermafrodita tem biologicamente os dois sexos e o cissexual tem biologicamente um só sexo.


Imediatamente, ela perguntou, se então seria uma lésbica e eu lhe disse, não não, lésbica é biologicamente feminina, com identidade e orientação sexual feminina.


Por fim, se deu por satisfeita e eu aproveitei para dizer que no blog, em sessão especifica ela encontraria maiores explicações; vejam as seguintes postagens, sobre este assunto:


Na sessão Identidade Sexual, procure postagem sob o título de :


Cissexual - Identidade de Gênero, de  23/08/2012;
Diversidade Sexual, de 18/10/2012
Explicando sobre sexualidade, de 01/09/2012
Relato de um Cissexual, de 18/01/2012

Um grande abraço


Ativa Romântica

3 comentários:

Unknown disse...

tenho 26 anos.. e sempre pensei que fosse homossexual.. pois nunca ouvi falar sobre cissexual.. mas agora lendo isso, me reconheci como sendo cissexual.. se é que entendo direito..

ATIVA ROMANTICA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ATIVA ROMANTICA disse...

Ola, Erica! Claro que tem direito, nossa! Se você leu as postagens sobre cissexual e se identificou, então sua orientação sexual é essa e não a de homossexual lésbica. Mas, valeu e obrigada pelo seu comentário, em nossa postagem, adoramos receber, elogios, criticas construtivas, comentarios, informaçoes. Fica na Paz.

Beijos

Vitoria ACosta

Postar um comentário