Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Contos de agressão 2



Este é o segundo caso que ouvi, em meu trabalho, uma historia de vida e resignação, Valquíria ( nome fictício) era casada com Bia e viviam bem e se amavam, conta Valquíria. Escutamos todo relato da vida de Valquíria, que contava feliz da vida de como eram felizes e se amavam, só tinha um detalhe que ela parece havia se esquecido, estava na nossa frente, com o olho roxo e vários hematomas pelo corpo, fora o que não vimos. enfim. O que Valquíria contava, não batia com que estávamos vendo. De que amor ela falava? Que vida feliz era aquela que ela sorrindo nos dizia ter? 
Fiquei observando aquela moça, que não devia ter mais que 25 anos e parecia ser educada e culta, pela forma que se expressava. Não entendi nada, pois parecia que ela contava a historia de vida de outra pessoa que não a dela. Ou contava um sonho, uma fantasia, um querer, sei la.
Ela ficou falando por mais de uma hora e nos ouvíamos atentamente, procurando saber qual relação que tinha entre a historia que ela nos contava e o seu estado físico ( toda machucada).
Não aguentei e quando ela silenciou eu a perguntei, de quem ela estava falando? Ela me olhou e disse que era dela mesmo. Eu então a olhei fixo e disse, você já se olhou no espelho, menina? Você esta toda machucada e tem sangue no seu short, você esta menstruada? Quer ir ao banheiro, deseja um modess? Ela me olhou e disse que não estava menstruada e que devia ser sangue da vagina. Então eu parei. Fiquei em silencio e não quis perguntar mais nada, aquela moça. Meu parecer? Encaminhamento ao setor de psicologia, com urgência. 
Final da historia, no relato do psicologo, veio um encaminhamento ao setor psiquiatrico e outro encaminhamento ao serviço de assistência social familiar.
Curiosa, resolvi ler o relato todo, e pasmei, ela contou que só procurou ajuda por que foi socorrida por vizinhos e teve vergonha de dizer que não queria ajuda. Contou que apesar de estar machucada, a companheira cuida dela e que acha normal brigas entre casais e que as vezes ela extrapola nas agressões verbais e por isso a companheira a agride fisicamente. Mas que isso não acontece sempre e que são felizes, do jeito delas.

Diante de tal relato, me calo e continuo dizendo, respeito é a base de qualquer relacionamento e amor é construído sob esse alicerce.

Pessoalmente, não vejo amor na relação delas, vejo uma enorme falta de respeito de ambas e talvez seja isso que as mantem juntas. 
melhor deixar essa questão, para os doutos psiquiatras e psicólogos.

nem vou comentar mais nada, viu


Nenhum comentário:

Postar um comentário