Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Homossexualidade





Homossexualidade ( homo = igual e Sexus = sexo; sexo entre iguais, se referindo a atração física, estética e emocional por outro ser do mesmo sexo. Enquanto Orientação Sexual, a homossexualidade se referea "um padrão duradouro de experiências sexuais, efetivas e românticas entre pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, junto com a bissexualidade e a heterossexualidade. Ao longo da historia da humanidade, os aspectos individuais da homossexualidade foram tolerados ou condenados e em alguns momentos e sociedade tambem foram admirados. Bem, na epoca em que foram condenados, eram tido e visto como pecado ou doença e em alguns momentos foram proibidos pela lei da epoca. " Desde meados do século XX a homossexualidade tem sido gradualmente desclassificada como doença e descriminalizada em quase todos os países desenvolvidos e na maioria do mundo ocidental. " Entretanto, o estatuto jurídico das relações homossexuais variam de pais em pais, por sua cultura local. Em alguns lugares o casamento gay é legalizado, em outros considerados crime , com penas severas.
Desde 1973, as principais organizações mundiais de saúde, incluindo muitas de psicologia, não mais consideram a homossexualidade uma doença, (distúrbios ou perversão), deixando de ser classificada como tal pela Associação Americana de Psiquiatria, em 1975. No Brasil, somente deixou de ser considerada doença em 1985, quandoO Conselho Federal de Psicologia deixou de considerar a homossexualidade um desvio sexual e, em 1999 estabeleceu regras para a atuação dos psicólogos em relação às questões de orientação sexual. Mas, somente em 1990, a OMS (Organização Mundial de Saúde) retirou da sua lista de doenças mentais, o CID (Classificação internacional de Doenças). Por fim, em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.


Atualmente, a questão homossexual vem ganhando bastante espaço, nos meios de comunicação (TV, radios, internet, jornal etc), nas alas de decisão judicial, nas paradas GAYS, ao ar livre, e nas conversas do dia-a-dia a figura do homossexual deixa de ser uma especulação para bater a porta de todo e qualquer individuo de nossa sociedade. Muitos chegam a questionar se eles realmente compõem um “grupo minoritário” da sociedade contemporânea.  "O mundo é Gay", diz o ditado popular.


Já houve tempo em que o envolvimento sexual era tido como metodo pedagogico. Na cidade-Estado de Atenas, os filósofos colocavam o envolvimento sexual com seus aprendizes como um importante instrumento pelo qual se estreitavam as afinidades afetivas e intelectuais de ambos. Entre os 12 e os 18 anos de idade o aprendiz tinha relações com seu tutor, desde que ele e os pais do menino consentissem com tal ato. Já em Roma, havia distinções onde a pederastia era encarada com bons olhos, enquanto a passividade de um parceiro mais velho era motivo de reprovação.  O cristianismo veio com a idéia de que o sexo entre iguais era pecado. No final do Império Romano, várias ações de reis e clérigos tentaram suprimir o homossexualismo. Ainda assim – ao longo da Idade Moderna – tivemos vários relatos de representantes da nobreza tiveram casos com parceiros e parceiras do mesmo sexo. 


No século XIX, com a efervescência das teorias biológicas e o auge da razão como verdade absoluta, teorias queriam dar uma explicação científica para o homossexualismo. No século XX, a lobotomia cerebral foi declarada como uma solução cirúrgica para que quisesse se “livrar” do hábito. Nesse mesmo período, diversos grupos lutaram pelo fim da discriminação e a abolição da classificação científica que designa o homossexualismo como doença. 


Mesmo que ainda o tema cause muito preconceito e levante tabu entre as pessoas, devemos perceber que a identidade sexual não pode ser vista como um dado a ser controlado por alguém ou por alguma instituição. Antes de qualquer justificativa, seja contra ou a favor dos homossexuais, devemos colocar o respeito ao outro como princípio máximo dessa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário