Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Esperança




“Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal.”, diz o dicionario. A esperança requer uma certa perseverança, é estar na expectativa de que algo aconteça, geralmente favoravelmente.
Creio que a esperança é a força que Deus nos deu para que caminhássemos por caminhos tortuosos sem que desistíssemos de seguir. O mundo (pessoas) está tão carregado de maldades que, sinceramente, se não fosse a tal da esperança, não aguentariamos seguir em busca da felicidade. Digo isso, pois creio, também, que nascemos com a missão de sermos felizes, isso se estende a todos os aspectos, seja de trabalho, de amor, de família, de nos mesmo. Todos buscamos a felicidade e nela depositamos nossas esperanças, então dou como certa uma frase que li em algum livro ou site  “ a esperança é um empréstimo que se pede a felicidade." A esperança nos da força, nos fortalece, nos alimenta e nos ameniza dores que por ventura possamos sentir, ela age como um remédio quando nosso coração se desespera e a vida nos aflige.  A esperança nos ajuda nos momentos difíceis da vida e nos faz acreditar que amanha será diferente e/ou melhor. E ai, crendo nisso, vamos caminhando em busca da felicidade.  Acreditar que as coisas podem ser diferentes é fundamental para a manutenção da própria existência. Por isso a popular frase " A esperança é a ultima que morre!"


Curiosidade:

Na mitologia


Esperança é o nome de uma deusa da mitologia romana.
Os gregos da Antiguidade, que têm respostas para tudo a partir de sua mitologia, dizem que quem criou a humanidade foi o titã Prometeu. Além disso, ele fez mais duas coisas: roubou o fogo do Olimpo para ser usado pelos homens e prendeu em uma caixa todos os males, como a doença, a loucura, a guerra e a morte. E entre todos esses males, encolhida em um canto, estava a esperança.
Zeus, bravo com o roubo do fogo, prendeu Prometeu e o condenou a um castigo perpétuo: acorrentou-o a uma rocha, para que seu fígado fosse comido por um abutre feroz durante o dia e se recuperasse durante a noite. Assim Prometeu pagaria durante toda a eternidade pela insolência de tentar comparar-se a um deus. E Zeus fez mais: criou uma belíssima mulher, a quem chamou de Pandora, e a mandou à Terra, onde acabou por casar-se com Epimeteu, irmão de Prometeu. Quando encontrou a caixa que aprisionava os males, Pandora a abriu, liberando-os todos, que passaram a afligir a humanidade. A partir de então, os humanos começaram a sofrer com sua condição de fracos, incompletos e mortais, que só conseguem continuar vivendo e povoando a terra porque da caixa também saiu a esperança, que passou a habitar entre eles.
Na Grécia, podemos encontrar a estátua dedicada à deusa Elpis – “esperança”, na língua de Homero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário