Falando sobre tudo

Falando sobre tudo

sábado, 20 de julho de 2013

Lésbica e sua origem

 Safo da ilha de Lesbo (Grecia), aqui interpretado em um quadro de John William Godward ( 1904), deu origem ao termo lésbica com a conotação de amor entre mulheres.


"A palavra lésbica vem do  latim lesbius e originalmente referia-se somente aos habitantes da  ilha de Lesbos na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os  séculos VI e VII a.C., muito admirada por seus  poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigidos às mulheres. Por esta razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianismo ou safismo.
Platão se referiu a Safo como "a décima musa".
Até o século XIX a palavra lésbica não tinha o significado que hoje lhe é dado, o termo mais utilizado até então era "tríbade".
Muitos termos foram usados para descrever o amor entre mulheres nos últimos dois séculos, entre os quais:amor lesbicus, urningismo, safismo, tribadismo e outros. "

Historia
A ilha de Lesbos, situada no mar Egeu, junto à Turquia asiática, foi colonizada pelos Eólios, um dos quatro grandes grupos das tribos gregas que, segundo a tradição, descendiam de Eólio, filho de Heleno e neto de Deucalião. O primeiro rei eólio da ilha foi Lesbo, filho de Lápita (rei da Tessália) e neto de Eólio. Lesbo, por ordem de um oráculo, exilou-se na ilha de Lesbos, onde casou com Metimna, filha de Macareu, o rei local. A partir de então, a ilha foi chamada Lesbos em sua honra. Os Eólios de Lesbos eram tão poderosos que durante muito tempo controlaram as outras regiões da Eólia, na Ásia Menor. As cinco cidades Mitilene, Mitima, Eresso, Antissa e Pirra, fundadas na ilha de Lesbos, tiveram uma grande importância na história da cultura grega dos séculos VII e VI a. C. A ilha de Lesbos foi o berço de várias personalidades importantes para a cultura helénica, tais como os poetas e cantores Arion e Terpandro, o filósofo Teofrasto e os poetas Alceu e Safo, cujas obras estão ligadas aos primórdios do lirismo grego e que tiveram uma grande influência nas gerações de autores que se seguiram. A ilha de Lesbos está também ligada a períodos da vida de Aristóteles e Epicuro. 

Safo (século VII a.C.), a maior poetisa da literatura grega, escreveu poemas pessoais e apaixonados em diversos tipos de metro, dirigidos em geral à filha ou às suas companheiras de forma terna e amorosa. A sua poesia, de conteúdo erótico, foi censurada pelos copistas medievais, ligados na sua maioria à Igreja Católica. No entanto, durante toda a Antiguidade, Safo foi respeitada, apreciada e imitada. O conteúdo da sua escrita foi interpretado como uma forma de protesto da mulher pelo domínio masculino que chegou ao extremo da recusa do amor heterossexual e que levou à criação da lenda de que existiam relações homossexuais em Lesbos. Essa fama atravessou os séculos e cristalizou-se na palavra lésbica que provém do nome da ilha.



http://www.infopedia.pt;ilha dxe lesbos





O Amor
                                  autor: Safo
O amor, esse ser invencível, doce e sublime
que desata os membros, de novo me socorre.
Ele agita meu espírito como a avalanche
sacode monte abaixo as encostas. Lutar
contra o amor é impossível, pois como uma
criança faz ao ver sua mãe, vôo para ele.
Minha alma está dividida: algo a detém aqui,
mas algo diz a ela para no amor viver...




Nenhum comentário:

Postar um comentário