Casamento gay é aprovado na França
Ativistas do casamento gay comemoram do lado de fora da Assembleia Nacional (ao fundo) após medida ter sido aprovada na França
A Assembleia Nacional da França --órgão equivalente à Câmara dos Deputados-- aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que autoriza o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo no país. Legisladores na Câmara dos Deputados da Assembleia Nacional, onde os socialistas de Hollande contam com uma maioria absoluta, aprovaram a lei por 331 votos a favor e 225 contra.
Depois de 136 horas e 56 minutos, a Assembleia aprovou o casamento de casais do mesmo sexo
A maior parte dos deputados da esquerda de pé, aplaudiam e gritavam "Igualdade!".
A França tornou-se o 14º país no mundo a legalizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Recentemente, Nova Zelândia e Uruguai aprovaram o casamento gay em meio a muito menos controvérsia.
A ministra da Justiça, Christian Taubira, "madrinha" do texto, disse estar "cheia de emoção" diante o "avanço histórico" que significa a aprovação dessa lei.
"Sabemos que não tiramos nada de ninguém, demos um direito a pessoas que não o tinham. É um texto generoso", analisou a ministra, que se emocionou especialmente quando lembrou "os adolescentes que foram vítimas de violência por sua orientação sexual".
"Quero dizer que têm todo o seu espaço nesta sociedade, sem ter que se preocupar por seus gostos, por sua orientação sexual. Não tenham medo nunca mais, vocês não têm nada para censurá-los", disse.
Jovens se beijam em ato favorável ao casamento gay em frente ao prédio do Parlamento francês em Paris
Vejam reportagem completa nos sites:
www.estadao.com.br/.../internacional,franca-aprova-casamento-gay,1024494,0.htm
ultimosegundo.ig.com.br/.../franca-aprova-casamento-gay-e-adocao-por-casais-do-mesmo-sexo.html
oglobo.globo.com/.../franca-aprova-casamento-gay-14-pais-do-mundo-o-nono-europeu-8191057
g1.globo.com/.../parlamento-frances-aprova-o-casamento-homossexual.html
exame.abril.com.br/.../apos-meses-de-debates-franca-aprova-casamento-gay
Nenhum comentário:
Postar um comentário